Crescendo e melhorando como líder empreendedor

Crescendo e melhorando como líder empreendedor

A posição de liderança em uma empresa é de extrema importância. O papel desempenhado pelo líder é aquele que norteará as ações de toda sua equipe, dando-lhes claros objetivos e uma maneira clara e detalhada de obtê-los. Contudo, para que tal função seja executada com sucesso, o líder também deve sempre buscar tecer as próprias metas e evoluir.

É comum o pensamento de que falhas e certos tropeços do dia-a-dia são uns dos principais indicadores do que se deve melhorar e, portanto, ótimos pontos de partida para melhorar sua atuação em qualquer função. E este pensamento está correto, mas há um detalhe importante que não se deve deixar de lado: o aprendizado não é automático. Um profissional que busca a excelência está sempre sujeito a cometer algum erro, mas isso não garante que ele o perceba ou, mesmo que o note, ou seja, avisado por outra pessoa, que o corrigirá no futuro.

E quanto aos acertos? Idem, mas se alcançados de forma não pensada ou acidental podem ser uma armadilha ainda mais perigosa, visto que uma meta alcançada através de ações automatizadas leva o indivíduo a ignorar detalhes, processos e as razões por trás de seu trabalho. Basicamente, torna-o incapaz de inovar, não por falta de vontade, mas pela inabilidade de compreender as partes mais intrínsecas de sua função.

Então como evoluir, ainda mais em uma posição de tamanha importância como a de um líder? A resposta é simples: através de reflexão. De nada adianta errar e não ponderar aquilo que deve ser corrigido, bem como ignorar as razões de um acerto é igualmente fútil para o crescimento profissional. O caminho a ser tomado, então, é primariamente atentar-se às necessidades de sua equipe e as impressões que têm do seu trabalho como líder. Em sequência, aprofundar-se em reflexões pessoais acerca do seu desempenho com frequência, sempre que passar por um acerto ou erro notável. O ideal é esclarecer para si mesmo o porque tal problema surgiu ou tal tarefa foi executada com sucesso, a fim de corrigir o que precisa ser melhorado e manter aquilo que eleva seu negócio adiante.

Fonte: Sebrae

Compartilhar:
Siga meu instagram

Receba seu primeiro e-book gratuitamente!